Plano de Saúde Cemeru

Dicas de Saúde

1 - Doenças Modernas

tendiniteVárias doenças com as quais convivemos na atualidade, não eram conhecidas há anos atrás. Isso está acontecendo devido à evolução da tecnologia a serviço do homem. Por um lado facilita a vida, nos dá conforto, reduz esforços, mas ao mesmo tempo cria alguns problemas.
Pesquisas recentes indicam que, hoje, as doenças que mais matam são as cardiovasculares e o câncer. Em 1930, apenas 12% dos brasileiros morriam com problemas circulatórios. Naquela época, não existiam as situações de estresse suportamos agora. O trabalho, a competitividade, o cuidado do corpo, a violência urbana, o trânsito, etc., causam inúmeras doenças, tanto físicas como emocionais.
Muitas das situações em que nos defrontamos, involuntárias e inesperadas, como um assalto, um sequestro ou um acidente de trânsito, não tem como se prever e evitar. No entanto, há muito que pode ser feito no dia a dia, como correção de postura, alimentação, estilo de vida. Às vezes, simples detalhes podem fazer uma grande diferença.
O importante é estarmos em constante estado de vigilância aos nossos hábitos. Adote, sempre, práticas corretas. Na internet você encontra artigos postados por profissionais competentes, em sites sérios. Mas investigue, veja várias opiniões. Faça consultas, regularmente, a médicos e outros profissionais da saúde. É fundamental o acompanhamento médico quando observar que algo não vai bem.
Hoje, tanto as pessoas como os cientistas, buscam a longevidade. Mas o mais importante é a qualidade de vida. Não adianta você chegar aos 80 anos, passando anos entrevado numa cama ou cadeira de rodas, sem poder ter uma vida natural. Com pequenos detalhes observados no dia a dia, podemos melhorar bastante essa qualidade.

2 - Alergias

Definição A alergia é uma resposta ou reação imunológica exagerada a substâncias que, geralmente, não são nocivas.

alergias Condições ambientais e hereditárias, número e tipo de exposições e fatores emocionais podem indicar uma predisposição a alergias.

Causas, incidência e fatores de risco As alergias são relativamente comuns. Fatores genéticos e ambientais atuam sobre elas.
O sistema imunológico normalmente protege o corpo contra substâncias nocivas, como bactérias e vírus. Ele também reage contra substâncias externas, que, em geral, são inofensivas e não causam nenhum problema para a maioria das pessoas.
Mas para alguém com alergias, a resposta imunológica é exagerada. Quando reconhece um alérgeno, o sistema imunológico libera substâncias químicas, como as histaminas, para combatê-lo.

Leia o artigo completo =>

3 - Alergias - parte 2

Exames e testes

Seu médico realizará um exame físico e perguntará, por exemplo, quando a alergia ocorre. Sintomas das alergias Talvez sejam necessários testes de alergia para determinar se os sintomas são realmente alérgicos ou se são causados por outros problemas. Por exemplo, ingerir alimentos contaminados (intoxicação alimentar) pode causar sintomas similares às alergias a alimentos. Alguns medicamentos (como a aspirina e a ampicilina) podem produzir reações não alérgicas, incluindo erupções. Uma tosse ou corrimento nasal pode, na verdade, ser causado por uma infecção.

O teste feito na pele é o método mais comum para testar as alergias. Um dos tipos de testes feitos na pele é o teste por puntura. Nesse teste, são colocadas na pele pequenas quantidades das substâncias suspeitas de causar as alergias e, em seguida, são feitas pequenas picadas na região para que a substância penetre. A pele será observada atentamente para verificar o surgimento de sinais de reação, como inchaço ou vermelhidão. O teste feito na pele pode ser uma boa opção para bebês e crianças pequenas. Leia o artigo completo =>

4 - Alergias - parte 3

Tratamento
Introdução ao tratamento de alergias

Reações alérgicas graves (anafilaxia) precisam ser tratadas com um medicamento chamado epinefrina, que pode salvar vidas se for administrado imediatamente. A melhor maneira de diminuir os sintomas é, em primeiro lugar, tentar evitar os elementos que causam a alergia. Isso é especialmente importante para as alergias a alimentos e a medicamentos.
Existem diversos tipos de medicamentos disponíveis para prevenir e tratar as alergias. O medicamento recomendado pelo seu médico vai depender do tipo e da gravidade dos seus sintomas, da sua idade e da sua saúde geral.
Doenças específicas causadas por alergias (como a asma, a rinite alérgica e o eczema podem exigir tratamentos adicionais. Medicamentos que podem ser usados para tratar as alergias.
Leia o artigo completo =>

5 - Envelhecer com saúde

É uma atitude normal do ser humano a preocupação com uma vida saudável. Também é natural querer viver o máxímo possível. Mas o importante não é só conseguir adiar o envelhecimento e aumentar o tempo de vida, mas também prolongar a duração da vida com qualidade. Leia o artigo completo =>

Fonte: Cemeru

Veja também: Contrato Cemeru Classic - Notícias Cemeru